3 - Chegada ao aeroporto Heathrow

Dia da Viagem - A tão temida chegada ao aeroporto Heathrow

Infelizmente não pude contar para muito que eu realmente estava indo para Londres por que eu tinha medo de ser deportado se caso ele simplesmente "não fossem com minha cara" então neste caso eu poderia ser deportado. 
Como citei no post anteriror, imaginem, espalhar para Deus e o mundo que estou indo para lá e de repente me deparo com uma "bela deportação" que por sinal muitas pessoas haviam sido recusadas por falta de provas e afins.

O voo foi tranquilo, nada de turbulências e nada de nervosismo até mesmo no momento em que cheguei no aeroporto de Heathow.
Quando cheguei no aeroporto, pude perceber que a tão temida IMIGRAÇÂO era apenas um monte de guichê daqueles que vemos em bancos, com 2 filas apenas. Uma fila é para os europeus e outra não europeus. Como eu não possuia passaporte europeu, eu fiquei na fila menor.

Aguardando minha vez na fila pensei comigo: eu nao tenho motivos para ficar nervoso porque tenho todos os documentos que eu preciso mas, fiquei um pouco preoculpado porque afinal, havia me desfeito de muitas coisas para investir nesta viagem, por isso eu teria que passar ou seja, "get through" !(no bem usado inglês).

Quando chegou minha vez mantive a calma e fazer tudo que alguns sites recomendavam como mostrar um sorriso de meia boca para demontrar calma e ainda tentar ser o mais cortêz possível para que naquele momento eles pudessem pelo menos considerar a cara de bom garoto.

Enfim ! minha vez, ainda lembro do rosto das pessoas que atenderam-me. Lembro do rosto da oficial de imigração e da sra portuguesa que foi a minha tradutora já que eu não falava nem "The book in on the table" rsrsr.
Vou escrever as perguntas chaves que foram "atacada" para mim no momento da entrevista.
Bem, como havia dito, eu lí muito a respeito, e li muito sobre as perguntas que eles poderiam fazer ou seja, muitas respostas já estavam na ponta da lingua.

As perguntas foram:
1 - Oque você veio fazer em Londres ?
vim estudar.
2 - Em que escola? escola X, mostre-me o documento que comprove.
3 - Como você se manterá no país?
mostrei as cartas e os hollerith da minha familia (tudo em inglês é óbvio) comprovando que eles me sustentariam. Mostrei também Travel Cheques no valor de £500, 2 cartões de crédito internacional e ainda £1,000 em dinheiro (que foram contados nota a nota na minha frente). Ainda mostrei um extrato do meu banco constando o meu saldo em reais 2 dias antem da minha viagem. Tive que dizer em £££ quanto significava aquele valor.
Quero que saibam, eu não incentivo a mentira para entrar no país mas, muitas pessoas que foram para Londres na época não tinha um centavo furado na conta mas, CONSEGUIRAM comprovar que tinham tudo apenas seguindo as instrunções de sites como o que descrevi acima.
4 - Onde você vai morar? tem portugues falante na casa? quantas pessoas residem lá?
neste endereço (mostrei o papel). Disse que só este meu amigo falava portugues e que na casa havia apenas 4 pessoas. Bem, tive que omitir que havia um pouco mais de pessoas na casa mas, eu omti e não mentí !
5 - Quem providenciou sua moradia?
este amigo (mostrei um papel com seu nome e telefone).
6 - Quem é ele? de onde você o conhece? o que ele faz em Londres, ele é estudante?
sim ele é estudante.
7 - Vc sabe se ele trabalha?
não, ele não trabalha.
8 - Posso ligar para ele para certificar que tudo o que eu ouvi condiz?
sim.

Então ela pediu um momento para ligar para este meu amigo e então eu permanecí lá sentado por uns 10 minutos ainda mantendo "a pose" de antes mas não esquecendo de manter o guia Folha sobre Londres e ainda com uma camera digital Cannon na mão para mostrar meu interesse estudantil e turístico pela cidade.
Como disse, a maior preocupação deles é se estudante vai para trabalhar porque com certeza ele abandonará a escola porque não consegue levar as duas coisas de uma só vez como muitos fazem para poder se manter na cidade.

O portador do visto de estudante só poderá trabalhar 4 horas por dia mas já estão mudando a lei para que estes trabalhem mais algumas horas por semana já que mais horas trabalhadas com ingleses significam mais aprendizado da lingua -pelo menos teoricamente- mas eles preferem que o estudante não trabalhe para evitar o trabalho ilegal.

Ainda, eles são tão exigentes com os estudantes que ao ligar para este meu amigo para perguntar sobre mim, eles perguntaram também muitos detalhes sobre ele! mesmo porque ele estava na cidade por 1 ano e se caso não falasse inglês bem ou se não reconfirmasse o que ele havia dito na época em que chegou, este também seria mais um motivo para ele ser "caçado" então ele seria a bola da vez.

9 - Quem garante que depois que terminar seu curso de inglês você retornará para o seu país?
respondí com uma cara de patriota nunca vista antes (na minha face): eu apenas vim porque preciso aprender de ingles para minha profissão. Ainda, eu tenho carro em meu nome, ainda faço faculdade, moro com meus pais, tenho namorada e etc ... detalhe, tudo foi comprovado com papeis !!! não se esqueça disso.

Enfim, a agente de imigração retorna e disse que tudo o que eu havia dito era verídico e tudo o que meu amigo respondeu sobre ele mesmo, ainda coincidia com o que ele havia dito há 1 ano.

Bem, se caso, este amigo estivesse falhado em algum detalhe sobre sua vida ou a minha, isto já seria um motivo para eu nem ter visto sequer o "taxi preto" ou o "Double Deck" que é o famoso ônibus vermelho de dois andares.

Enfim, depois de uns 40 minutos "sendo interrogado" a oficial abriu meu passaporte, virgem na ocasião  e "meteu" aquele carimbo tão almejado por muitos.

Dica:
Levar livros, camera, guia e muita roupa dependendo do tempo que você ficará no país.
Eles preciam saber ou pensar que você realmente tem o propósito de explorar a cidade e estudar ao invéz de entrar no país com a itenção de trabalhar.

Parte ruim:
Muitas pessoas de outras nacionalidades demoram uns 10 minutos para serem liberadas mas outras não. Bem, depende também "da cor do passaporte" que você carrega.
Havia 2 mulheres sentadas esperando ir para a famosa sala de "interrogação". Esta é a temida sala que contei no Post anterior. Elas aparentavam japonesas, não soube distinguir. Elas tinham um seblante triste, desanimador mas graças a Deus, eu já me via passando "pelos portões de ferro".

Ei ! espere um pouco ! porque a longa jornada de entrada na cidade ainda não acabou aqui .... ainda falta a inspeção da mala !    ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugira e comente !