5 - Quase em Londres!

 Entre "a borda" e a cidade!

Bem, como relatado no Post anterior, eu já havia sido liberado pela agente, mas ainda faltava coletar minha grande mala e me preparar para passar pela fiscalização mas, esta fase da jornada não foi tão agradável.
Eles colocaram minha mala em uma grande máquina de raio X para verificar se havia algum tipo de droga escondida.

Finalmente a inspeção!

A primeira pergunta que o inspetor me fez foi em que voo eu havia chegado, então, após minha resposta, ele olhou para um outro inspetor e então pediu a mim que eu colocasse minha mala em uma gigantesca mesa. Bem, até aí, achei que fosse apenas uma rápida revista mas, eu estava redondamente enganado porque enquanto o funcionário me despia, ou seja, minha mala, pessoas passavam por mim olhando como se eu fosse um E.T. pousando na cidade mas, por bem ou por mal, até hoje não sei qual foi o pensamento das pessoas ao me olharam... bem.. Who cares !

O funcionário pediu-me para tirar TUDO que estava em minha mala, inclusive as cuecas, meias e outro aparatos porem dois detalhes me chamaram a atenção. O 1o foi que ele brincou comigo quando ele viu um guarda-chuva na mala, então ele disse: guarda-chuva para Londres !? come on ! its not rainning here ! pelo menos isso eu entendí ! o 2o e mais chato detalhe foi que ele viu minha pequena bíblia que eu havia levado e perguntou: o que tem aqui dentro??? então começo a chacoalhá-la e sacodí-la para ver se cairia alguma coisa lá de dentro então ele começou a passar as 200 folhas para ver se "sairia" algo de lá.

Parte ruim:
Colocaram minha mala na "maldita" máquina para ver se havia droga embutida em algum lugar. Até aqui tudo bem mas, passar a mala 4 vezes e ainda me dizer que a parte que o raio X não lia era cocaina, isso já é demais !
Essa parte nada mais era do que a alça da mala que era feita de ferro grosso que impossibilitava que a máquina leitora enxergasse atravéz do metal. Bem, eu me sentei e os deixei brincar com a coitada até realmente deixá-la em paz porque dalí não sairia nada ruim !
Na hora de colocar toda tudo de volta na mala, EU tive que colocar tudo sozinho mas, para que estress se "eu estava em Londres" pelo menos cruzando a linha de fogo e chegando 'a pequena saída onde muito esperavam seus conhecido com pequenas plaquinha nas mão com o novo do "sortudo! que passou.
Meu amigo ainda não estava lá mas, ele estava por vir !




FOTO: Area após a revista das malas. Foi aqui que esperei meu amigo chegar.

4 - Evitar Deportação

Evitando a deportação na Imigração

Imagine, você planejar uma viagem por meses ou até anos, gastar dinheiro, contar para todos que você está de malas prontas para o -exterior-, vender pertences, pedir demissão do trabalho e etc, e depois que chegar ao aeroporto você acaba sendo deportado ! acredito que nenhum ser humano mecere isso mas é isso que "normalmente" acontece, todos os meses! acredite em mim, você !

O que levar consigo:
- leve dinheiro ! eu mesmo levei £ 1,000 em dinheiro que foram contadas na minha frente e na frente de todos. Bom, não sendo sensível mas, eles não verificam tudo de todos, eles verificam algumas "nacionalidades". Levei esta quantia apenas por que eu tinha em mãos cartas de meus "financiadores" mas se você é uma pessoa "abonada", leve o quanto puder, porém, vale levar cartão de crédito internacional, Travel Cheques e etc para comprovar que você pode se sem precisar trabalhar.

- leve máquina fotográfica na sua mão e um guia de Londres por que eles verão que você -realmente foi para visitar a cidade ou estudar e não para trabalhar para fazer dinheiro.

- leve carta de parentes (em inglês, é claro) dizendo que te materão em Londres, atravéz de dinheiro enviado via banco, casa de tranferência de dinheiro (West union por exemplo).

- leve cópia do documento do seu carro (em seu nome), do seu apartamento, uma declaração da faculdade dizendo que você ainda é aluno e trancou a matrícula (se for caso), extrato bancário. Leve tudo, tudo que você possa comprovar que ainda tem "ligações" com seu país e que você não ficará ilegal


Parte Ruim:

Se você por acaso for deportado, não pense que eles colocarão você em um próximo voo que parte para o Brasil (ou qualquer que seja seu pais de partida), não e não !  eles "jogarão" você em uma sala junto com outras pessoas "suspeita" em uma sala (é assim que eles tratam os deportados), depois disso, você terá que pedir permissão para ir ao banheiro, receberá sanduiche com um suquinho e só partirá para o seu país depois de 1 ou 2 dias ! dependendo da disponibilidade do voo.

3 - Chegada ao aeroporto Heathrow

Dia da Viagem - A tão temida chegada ao aeroporto Heathrow

Infelizmente não pude contar para muito que eu realmente estava indo para Londres por que eu tinha medo de ser deportado se caso ele simplesmente "não fossem com minha cara" então neste caso eu poderia ser deportado. 
Como citei no post anteriror, imaginem, espalhar para Deus e o mundo que estou indo para lá e de repente me deparo com uma "bela deportação" que por sinal muitas pessoas haviam sido recusadas por falta de provas e afins.

O voo foi tranquilo, nada de turbulências e nada de nervosismo até mesmo no momento em que cheguei no aeroporto de Heathow.
Quando cheguei no aeroporto, pude perceber que a tão temida IMIGRAÇÂO era apenas um monte de guichê daqueles que vemos em bancos, com 2 filas apenas. Uma fila é para os europeus e outra não europeus. Como eu não possuia passaporte europeu, eu fiquei na fila menor.

Aguardando minha vez na fila pensei comigo: eu nao tenho motivos para ficar nervoso porque tenho todos os documentos que eu preciso mas, fiquei um pouco preoculpado porque afinal, havia me desfeito de muitas coisas para investir nesta viagem, por isso eu teria que passar ou seja, "get through" !(no bem usado inglês).

Quando chegou minha vez mantive a calma e fazer tudo que alguns sites recomendavam como mostrar um sorriso de meia boca para demontrar calma e ainda tentar ser o mais cortêz possível para que naquele momento eles pudessem pelo menos considerar a cara de bom garoto.

Enfim ! minha vez, ainda lembro do rosto das pessoas que atenderam-me. Lembro do rosto da oficial de imigração e da sra portuguesa que foi a minha tradutora já que eu não falava nem "The book in on the table" rsrsr.
Vou escrever as perguntas chaves que foram "atacada" para mim no momento da entrevista.
Bem, como havia dito, eu lí muito a respeito, e li muito sobre as perguntas que eles poderiam fazer ou seja, muitas respostas já estavam na ponta da lingua.

As perguntas foram:
1 - Oque você veio fazer em Londres ?
vim estudar.
2 - Em que escola? escola X, mostre-me o documento que comprove.
3 - Como você se manterá no país?
mostrei as cartas e os hollerith da minha familia (tudo em inglês é óbvio) comprovando que eles me sustentariam. Mostrei também Travel Cheques no valor de £500, 2 cartões de crédito internacional e ainda £1,000 em dinheiro (que foram contados nota a nota na minha frente). Ainda mostrei um extrato do meu banco constando o meu saldo em reais 2 dias antem da minha viagem. Tive que dizer em £££ quanto significava aquele valor.
Quero que saibam, eu não incentivo a mentira para entrar no país mas, muitas pessoas que foram para Londres na época não tinha um centavo furado na conta mas, CONSEGUIRAM comprovar que tinham tudo apenas seguindo as instrunções de sites como o que descrevi acima.
4 - Onde você vai morar? tem portugues falante na casa? quantas pessoas residem lá?
neste endereço (mostrei o papel). Disse que só este meu amigo falava portugues e que na casa havia apenas 4 pessoas. Bem, tive que omitir que havia um pouco mais de pessoas na casa mas, eu omti e não mentí !
5 - Quem providenciou sua moradia?
este amigo (mostrei um papel com seu nome e telefone).
6 - Quem é ele? de onde você o conhece? o que ele faz em Londres, ele é estudante?
sim ele é estudante.
7 - Vc sabe se ele trabalha?
não, ele não trabalha.
8 - Posso ligar para ele para certificar que tudo o que eu ouvi condiz?
sim.

Então ela pediu um momento para ligar para este meu amigo e então eu permanecí lá sentado por uns 10 minutos ainda mantendo "a pose" de antes mas não esquecendo de manter o guia Folha sobre Londres e ainda com uma camera digital Cannon na mão para mostrar meu interesse estudantil e turístico pela cidade.
Como disse, a maior preocupação deles é se estudante vai para trabalhar porque com certeza ele abandonará a escola porque não consegue levar as duas coisas de uma só vez como muitos fazem para poder se manter na cidade.

O portador do visto de estudante só poderá trabalhar 4 horas por dia mas já estão mudando a lei para que estes trabalhem mais algumas horas por semana já que mais horas trabalhadas com ingleses significam mais aprendizado da lingua -pelo menos teoricamente- mas eles preferem que o estudante não trabalhe para evitar o trabalho ilegal.

Ainda, eles são tão exigentes com os estudantes que ao ligar para este meu amigo para perguntar sobre mim, eles perguntaram também muitos detalhes sobre ele! mesmo porque ele estava na cidade por 1 ano e se caso não falasse inglês bem ou se não reconfirmasse o que ele havia dito na época em que chegou, este também seria mais um motivo para ele ser "caçado" então ele seria a bola da vez.

9 - Quem garante que depois que terminar seu curso de inglês você retornará para o seu país?
respondí com uma cara de patriota nunca vista antes (na minha face): eu apenas vim porque preciso aprender de ingles para minha profissão. Ainda, eu tenho carro em meu nome, ainda faço faculdade, moro com meus pais, tenho namorada e etc ... detalhe, tudo foi comprovado com papeis !!! não se esqueça disso.

Enfim, a agente de imigração retorna e disse que tudo o que eu havia dito era verídico e tudo o que meu amigo respondeu sobre ele mesmo, ainda coincidia com o que ele havia dito há 1 ano.

Bem, se caso, este amigo estivesse falhado em algum detalhe sobre sua vida ou a minha, isto já seria um motivo para eu nem ter visto sequer o "taxi preto" ou o "Double Deck" que é o famoso ônibus vermelho de dois andares.

Enfim, depois de uns 40 minutos "sendo interrogado" a oficial abriu meu passaporte, virgem na ocasião  e "meteu" aquele carimbo tão almejado por muitos.

Dica:
Levar livros, camera, guia e muita roupa dependendo do tempo que você ficará no país.
Eles preciam saber ou pensar que você realmente tem o propósito de explorar a cidade e estudar ao invéz de entrar no país com a itenção de trabalhar.

Parte ruim:
Muitas pessoas de outras nacionalidades demoram uns 10 minutos para serem liberadas mas outras não. Bem, depende também "da cor do passaporte" que você carrega.
Havia 2 mulheres sentadas esperando ir para a famosa sala de "interrogação". Esta é a temida sala que contei no Post anterior. Elas aparentavam japonesas, não soube distinguir. Elas tinham um seblante triste, desanimador mas graças a Deus, eu já me via passando "pelos portões de ferro".

Ei ! espere um pouco ! porque a longa jornada de entrada na cidade ainda não acabou aqui .... ainda falta a inspeção da mala !    ...